segunda-feira, 14 de março de 2011

Guerra na Segurança


Por João José de Oliveira Negrão

O governo Alckmin começou a pouco mais de dois meses. E já se vê enredado pela disputa generalizada entre seus partidários e os serristas no aparelho de estado paulista. O ponto alto da luta interna está se dando na Secretaria de Segurança Pública, setor nevrálgico da gestão. Há poucos dias, foi demitido um importante quadro da pasta, o sociólogo Túlio Khan, acusado de vender informações sigilosas. A notícia foi um furo do jornal Folha de S. Paulo.

Acontece que, pouco depois, surgiu na internet um vídeo gravado pelas câmeras de segurança do Shopping Higienópolis, que mostram o próprio secretário, Antônio Ferreira Pinto, dias antes, se encontrando com o repórter que assinou a matéria da Folha, Mário César Carvalho. Há suspeitas de que o próprio Ferreira Pinto tenha entregue, num envelope, as denúncias contra Khan, demitido após a publicação da reportagem.

Ferreira Pinto era o secretário na gestão Serra e foi mantido por Alckmin. Mas aí entra em cena outro personagem, o ex-secretário e Segurança e atual secretário de Transportes, Saulo de Castro – aquele que os sorocabanos lembram bem, por causa do massacre da Castelinho – muito próximo a Alckmin. Em entrevista ao site Observatório da Imprensa, o repórter jogou lenha na fogueira: “este quadro faz parte de um panorama maior, que é uma guerra não declarada, uma guerra surda, entre o secretário de Segurança, Antônio Ferreira Pinto, e o secretário de Transportes, o Dr. Saulo [de Castro Abreu Filho], que ocupou a pasta de Segurança no governo anterior de [Geraldo] Alckmin. O grupo do Saulo foi fortemente afetado pelas medidas que o Ferreira Pinto adotou, buscando moralizar a polícia”, disse Carvalho.

A disputa interna tucana – que está se generalizando por São Paulo e pelo país; Sorocaba que o diga – ameaça a estabilidade de um setor crucial, a Segurança Pública, e poder afetar a vida de cada um de nós, moradores deste estado.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciências Sociais e professor no Ceunsp

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 14/03/2010)


Nenhum comentário: