segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aposta no retrocesso

Por João José de Oliveira Negrão

No final de setembro de 2008, aqui neste espaço, escrevi, a respeito do PSDB, que “aquele sopro modernizador do início logo transmudou-se, ao chegar ao poder com FHC, na repetição dos processos de modernização conservadora tão comuns à nossa história. As veleidades social-democratas, a ideia do Estado de Bem Estar Social e as tinturas keynesianas de política econômica foram abandonadas, trocadas pela realpolitik neoliberal então em voga. Em verdade, os princípios social-democratas estão hoje em outras mãos e os tucanos são, tão somente, conservadores tradicionais. Assim, o PSDB envelheceu antes de amadurecer. Para quem tinha, segundo Sérgio Motta, um projeto de 20 anos de poder, a senilidade chegou antes”.
 Os rumos que Serra tomou aceleraram ainda mais este processo. De conservadores tradicionais, os tucanos foram para a direita mais anacrônica. O fundamentalismo religioso, o moralismo e o neoudenismo – em tudo lembrando a oposição que o Tea Party faz a Obama – colonizaram de vez a campanha tucana. Serra, Aloysio Nunes, José Anibal, Alberto Goldman, entre outros, com origem política em grupos de enfrentamento à ditadura, como a Ação Popular (AP), ALN, de Marighela, e o velho Partidão (PCB), hoje parecem os graves senhores da Marcha com Deus pela Família, predecessora do golpe de 64. A própria TFP distribui panfletos em encontro nacional do PSDB, enquanto uma de suas principais lideranças, o governador eleito Geraldo Alckmin, flerta com o Opus Dei, outro grupo da ultradireita católica.

O projeto político tucano se deslocou para a polícia comportamental, é regressivo e os compromissos assumidos com os grupos fundamentalistas – que não agem na política movidos tão somente por interesses ideológicos, mas buscam, por exemplo, concessões de TV – podem cobrar um alto preço daqueles que, há cerca de duas décadas, nasceram dos ventos modernizantes que sopraram no Brasil pós ditadura. É pena.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciências Sociais e professor no Ceunsp

Nenhum comentário: