segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Conferência foi positiva

Por João José de Oliveira Negrão




Com todas as dificuldades, principalmente pela demora na definição de um regulamento nacional, por conta do boicote das entidades empresariais do setor, foi um sucesso a realização da Conferência Regional de Comunicação de Sorocaba. Cerca de 70 pessoas passaram pela Câmara Municipal e puderam participar dos debates.


Na primeira palestra da manhã, o atual ombusdman da TV Brasil, Laurindo Lalo Leal Filho, jornalista e professor doutor da USP, falou sobre "Rádios e TVs Públicas e Comunitárias para Consolidação da Democracia". Depois, foi a vez de João Brant, formado em rádio e TV pela Universidade de São Paulo, mestre em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics and Political Science e membro do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, falar sobre o "Controle Social nas Concessões nos Meios de Comunicação". O último painel, "A Influência da Grande Mídia no Comportamento Social", foi de minha responsabilidade.


Alguns estudantes, sindicalistas, profissionais de imprensa e integrantes de movimentos sociais participaram dos debates. Já no início da noite, os presentes aprovaram um documento, com cerca de 30 pontos, para ser enviado à etapa estadual da conferência, que acontecerá no final deste mês.

Apesar do número expressivo de participantes, o sucesso do encontro poderia ter sido maior: só na área de comunicação, temos em Sorocaba e região – salvo engano --, três cursos de Jornalismo, mais de cinco de Publicidade, três de Relações Públicas e um mestrado. No entanto, tivemos a presença de apenas três professores e cerca de 15 alunos de Jornalismo e um de PP da Uniso. Isso merece uma reflexão: queremos formar unicamente mão de obra, acrítica, para o mercado ou, também, ajudar na formação de cidadãos comprometidos com seu país?

Nenhum comentário: