segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Comunicação é direito

Por João José de Oliveira Negrão 

Sorocaba sediará, no próximo sábado (03/10), a Conferência Regional de Comunicação, etapa anterior aos encontros estadual e nacional. Apesar da grande quantidade de temas a serem debatidos, é possível sintetizar o objetivo da I Confecom em disseminar a ideia da comunicação como um direito da cidadania, que não pode ficar sob controle exclusivo dos empresários do setor e deve ser alvo de políticas públicas claras.

O encontro de Sorocaba, na Câmara Municipal, terá quatro palestras: controle social nas concessões; rádios e tevês públicas e comunitárias para a consolidação da democracia; cultura e comunicação digital; e influência da grande mídia no comportamento social. Após cada palestra, o público presente debaterá os temas que podem se desdobrar delas. Uma reunião que ocorrerá hoje, entre representantes da sociedade civil, do poder público local e dos empresários regionais dos meios de comunicação, deve finalizar a programação do encontro.

Os organizadores, em especial os membros da sociedade civil, esperam a participação dos mais diferentes segmentos das categorias de trabalhadores. Por isso, conclamam os sindicatos, ligados a todas as centrais sindicais e independentes, associações de bairro, partidos políticos, entre outros, de Sorocaba e região, a se fazerem presentes à Conferência. Começar a por fim aos monopólios midiáticos, para consolidar a democracia, é uma tarefa de todos.

(Publicado no Bom Dia de 28/09/09)

Nenhum comentário: