quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Números que impressionam


João José de Oliveira Negrão

Os dados e as comparações são impactantes: se fosse um país, a classe C brasileira, com 108 milhões de pessoas, seria a 12ª nação do mundo em população, equivalente à Alemanha inteira ou duas vezes a Austrália. No consumo comparado, a classe de renda que mais cresce no Brasil estaria em 18º lugar, com um gasto calculado, em 2013, de 1,17 trilhão de reais. Os números são da pesquisa realizada pelo instituto Data Popular em parceria com a Serasa Experian. De acordo com o levantamento, sozinha, a classe C, que compreende os brasileiros que têm renda individual entre 320 reais e 1.120 reais por mês, consome mais que a Holanda ou a Suíça inteiras.

Além do que já foi consumido em 2013, o levantamento também traçou o que a classe C pretende comprar neste ano de 2014. Em primeiro lugar, estão as viagens nacionais, seguida de aparelhos de TV, geladeiras e tablets. Mas algo muito importante está acontecendo: os investimentos em educação também aparecem entre os itens que deverão consumir boa parte desta renda.

Em outra pesquisa, o Data Popular já tinha identificado que a Geração C, como foi apelidada a juventude da classe C brasileira, está estudando mais que seus pais: 71% dos jovens desta classe estudaram mais que os seus pais. E os próprios jovens (85% deles) acreditam que o diploma universitário pode ajudá-los a melhorar de vida, além da influência dos pais, que não querem que seus filhos estejam no subemprego. Isso fez com que hoje, 60% dos estudantes universitários no Brasil sejam da classe C.

Os números mostram que, mais do que o consumo excessivo ou desenfreado – como quer fazer crer um certo discurso conservador, como se aos mais pobres fosse vedado o direito de consumir – os integrantes da classe C do Brasil sabem usar muito bem os benefícios que o crescimento econômico aliado a políticas de distribuição de renda tem trazido.

João José de Oliveira Negrão é jornalista, doutor em Ciências Sociais e professor universitário

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 26/2/2014) 


Nenhum comentário: