quinta-feira, 29 de maio de 2008

Produção local... mas cadê os arquivos?

Por Felipe Shikama

O curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) iniciou em 2007 uma proposta pioneira no país. Para a obtenção do diploma, além da obrigatoriedade do projeto experimental - isto é, um produto jornalístico como video-documentário, revista, jornal, programa de rádio etc - o curso passa a exigir uma pesquisa científica capaz de relacionar o tema escolhido pelo aluno à produção de conhecimento científico.

Maria Immacolata Vassalo Lopes, coordenadora da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é uma das defensoras da proposta. "A 'tese' de graduação contrubui para naturalizar o conhecimento científico na graduação", disse ela, durante abertura do 2º Endecom.

Conhecimento regional e descaso "histórico"
Outra vantagem, a partir da proposta, é a produção de conhecimento enfocando, prioritariamente, o jornalismo regional. Que vai permitir finalmente que o curso de Jornalismo cumpra sua premissa institucional - sendo uma universidade comunitária, cabe a ela devolver o conhecimento científico à própria comunidade.

No entanto, a lamentável deficiência de alguns jornais sorocabanos tem prejudicado a realização de estudos empíricos. É que os veículos, salvo o Cruzeiro do Sul, não conservam suas publicações em arquivos públicos para consultas.

A alternativa para os estudantes é buscar exaustivamente o conteúdo desejado em bibliotecas, ou outras instituições que disponibilizam este serviço negligenciado pelos próprios jornais. Uma solução é o Gabinete de Leitura, que apesar de cobrar uma taxa para consulta, tem salvado a lavoura desses estudantes.

Indispensável perguntar: como nossos jornais, protagonistas da história de nossa cidade não conservam a sua própria história?

Nenhum comentário: