quarta-feira, 24 de junho de 2009

Criada a Frente Regional em Defesa da Regulamentação do Jornalismo

Por José Antonio Rosa*

Estudantes, profissionais da área, professores e representantes da sociedade organizada participaram, ontem (23), de reunião na regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decretou o fim da exigência do diploma para o exercício da atividade.

Por consenso, foi aprovada a proposta de criação de uma frente de alcance regional que deverá, a partir de agora, mobilizar a categoria e a opinião pública em favor da nova regulamentação da carreira e defesa das prerrogativas profissionais. Conforme os participantes, o golpe do STF na organização da classe não será capaz de desmobilizá-la.

Mais do que nunca, agora, é preciso haver união e senso corporativo por parte dos jornalistas. A mobilização já conta com o apoio da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cujo presidente, Antonio Carlos Delgado Lopes, marcou presença no evento. Participaram, também, os vereadores Izídio de Brito Correa (PT) e Geraldo Camargo (do PT de Piedade), ambos autores de moção de repúdio ao julgamento do STF, além do representante do colegiado de professores da Universidade de Sorocaba (Uniso), Júlio César Gonçalves, e o secretário de Comunicação de Votorantim, César Silva.

Além da frente, o encontro deliberou que se propague a campanha em favor da regulamentação. O Sindicato e todos os que ali estiveram vão atuar como agentes multiplicadores. Outra proposta apresentada foca a atuação político-institucional. Lideranças serão procuradas para apoiar a causa, que tem caráter suprapartidário.

Várias comissões foram formadas e começarão a trabalhar já a partir de amanhã (quinta-feira). Os grupos vão trabalhar em áreas específicas. Um calendário será, também, organizado para que outras cidades engrossem a mobilização. A Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas convoca os colegas e pede que se integrem ao movimento. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3342.8678.

*Diretor Regional de Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas de SP

Nenhum comentário: