segunda-feira, 29 de março de 2010

Notícia e propaganda

Por João José de Oliveira Negrão

Nada tenho de pessoal contra os locutores Juarez Morato e José Roberto Ercolin. Nem sei de qualquer coisa que desabone suas vidas profissionais. Com eles, tenho relações bastante amistosas e agradáveis. No entanto, não posso deixar de destacar a locução de ambos em propagandas do governo Serra que foram ao ar, na semana que passou, nas rádios Cruzeiro do Sul e Jovem Pan, durante os radiojornais dos quais são apresentadores.

Não há nada, nenhuma vinheta ou contextualização – antes delas irem ao ar – que indique tratar-se de material publicitário. Elas entram “coladas” nas notícias e o tom utilizado pelos locutores é exatamente o mesmo que usam na apresentação do jornal. Assim, o ouvinte é levado a crer que a propaganda do governo estadual é uma notícia como as outras, com a credibilidade conferida pelos tradicionais programas jornalísticos.

Quem ouve, então, pensa que o spot publicitário é jornalismo. Essa confusão, sem dúvida, é a intenção dos marqueteiros de Serra. Sei também que a decisão de levar este tipo de propaganda ao ar não é dos locutores, mas da direção das rádios.

No jornalismo impresso – área que conheço melhor – há um jargão que tenta definir as relações entre o setor comercial e o setor editorial: Igreja e Estado, com isso querendo significar que um não deve imiscuir-se nas tarefas do outro. Esta distinção deve ficar clara, penso, em qualquer veículo, para que a credibilidade dos locutores e apresentadores de programas jornalísticos no rádio e na TV não acabe contribuindo para induzir o público a equívocos, seja na propaganda política ou comercial.

João José de Oliveira Negrão é jornalista, doutor em
Ciências Sociais e professor no Ceunsp
(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 29/03/2010)

Um comentário:

Evandro Messias disse...

E ai João. Viu que os caras escreveram em resposta a sua coluna hoje no Bom Dia, certo? Abraços.