sexta-feira, 2 de abril de 2010

Resposta a Pedro Guerra e Wilton Lima

Por João José de Oliveira Negrão

O artigo Notícia e Propaganda (abaixo) suscitou respostas dos jornalistas Wilton Lima e Pedro Guerra, publicadas no Bom Dia Sorocaba de 01/04/2010. No dia seguinte (02/04), saiu publicada minha réplica a ambos, que é a seguinte:

O Wilton Lima confunde alhos com bugalhos. Meus textos, publicados às segundas na coluna Formador de Opinião, são artigos opinativos, assinados e devidamente identificados. O Bom Dia não se responsabiliza pelas opiniões ali emitidas – nem pelas minhas, nem pelas de outras pessoas que dividem o mesmo espaço. E claramente, pela diagramação e uso de vinhetas, ele não se confunde com texto informativo, com notícia. Tenho, como sabem todos, uma determinada visão de mundo, vinculada ao socialismo democrático. E sempre a expressei. Se nem todos agem assim, por desconhecimento ou conveniência, o problema não é meu. Até por isso o Editor-Chefe Djalma Benette me convidou a ser um dos ocupantes da coluna, para caracterizar sua pluralidade.

Já o Pedro Guerra reduz minha crítica à não separação clara entre comercial e editorial a uma mera disputa eleitoral. Citei os dois radialistas e destaquei meu respeito a ambos, não só profissional mas pessoal. Justamente para fugir da futrica e do disse-me-disse – tão comuns a certas colunas sociais e políticas – é que os nomeei. A crítica foi a um modo de entender o jornalismo, longe de qualquer pinimba pessoal. E para ampliar o debate, afirmo que a prática de "testemunhais" de apresentadores, locutores e repórteres de rádio e TV deve ser repensada. A tradicional separação Igreja x Estado, nos veículos de comunicação, deve ser reforçada.

Nenhum comentário: