terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mais de 40 partidos

João José de Oliveira Negrão


Mais nove siglas estão em processo de criação, correndo contra o tempo, pois o prazo máximo para que possam disputar as eleições do ano que vem termina em 22 dias. A Rede Sustentabilidade, criada para dar sustentação à candidatura presidencial da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, e o Solidariedade, liderado pelo deputado federal e líder da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, são os de maior visibilidade. Mas há outros. Caso todas consigam seu intento, chegaremos a ter em torno de 40 partidos políticos.

Não há, em tese, problemas para a democracia na existência de tantos partidos. No entanto, a legislação brasileira que regula o assunto precisa ser alterada, no bojo de uma cada vez mais necessária reforma política. É essencial uma cláusula de barreira, que estabeleça limites mínimos de representatividade a partir dos quais as legendas teriam acesso a tempo de rádio e televisão e à participação nas cotas do fundo partidário.


Dessa forma, não se proíbe, por lei, a criação de nenhum partido – e esta, sem dúvida, foi a preocupação dos constituintes de 1988, escaldados pelo bipartidarismo forçado imposto pela ditadura militar. Porém, não se pode garantir a siglas sem nenhuma representatividade o acesso a verbas públicas e ao horário eleitoral gratuito. É ele que permitiu a proliferação das legendas de aluguel, que a cada eleição vendem o tempo de TV e rádio a quem pagar mais pelo seu apoio.

Não é preciso muito esforço para se concluir que não há 40 projetos distintos de sociedade para o Brasil, não há 40 ideologias políticas diferentes. É hora de fechar a porta para os oportunistas. Partidos podem, livremente, ser criados, fundidos, recriados. Mas só devem ter acesso às vantagens democráticas se, de fato, comprovarem um grau mínimo de representatividade.



João José de Oliveira Negrão é jornalista, doutor em Ciências Sociais, professor no Ceunsp e na Pós-Graduação em Jornalismo da PUC-SP

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 17/09/2013)

Nenhum comentário: