terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os 11 de setembro

Por João José de Oliveira Negrão

Amanhã é 11 de setembro. Teremos “especiais” sobre o atentado ocorrido em 2001, contra as torres gêmeas, nos EUA. Mais de duas mil pessoas morreram quando a Al Qaeda, de Bin Laden, jogou dois aviões contra os prédios. Não podemos esquecer o horror das cenas, nem o grau de desumanidade a que podem chegar os fundamentalismos.

Mas há 0utro 11 de setembro, este de 1973. Foi nesta data que morreu Salvador Allende e se consolidou o golpe de estado do general Augusto Pinochet contra o presidente democrático e socialista do Chile, eleito pelo voto popular. Pinochet, com apoio da diplomacia norte-americana, jogaria o avançado país numa das piores ditaduras desta nossa América. Há um filme interessante do cineasta Patricio Guzmán, A Batalha do Chile, que mostra as articulações para o golpe. Está no youtube e pode ser encontrado em http://miltoncompolitica.wordpress.com/2013/09/07/cineblog-chile-40-anos-do-golpe-militar-e-do-fim-da-experiencia-do-governo-da-unidade-popular/

E poderemos ter um novo 11 de setembro, agora em 2013: esta prestes a ser definida a invasão norte-americana à Síria, para tentar depor o ditador Bashar al-Assad. De modo unilateral, sem levar em conta decisões da ONU, Obama (que na política externa é muito semelhante aos Bush) só aguarda uma decisão do congresso de seu próprio país para deslocar, mais uma vez, soldados para o oriente médio.


Evidente que não se pode, por tudo isso, justificar a ação contra populações civis. Mas se não entendermos que as decisões políticas têm consequências de longo prazo, não compreenderemos o motivo, por exemplo, do generalizado antiamericanismo que grassa entre inúmeros povos do mundo. A política externa dos EUA é geradora de ódios. E esta política, contraditoriamente, foi reforçada com os acontecimentos de 11 de setembro de 2001.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciências Sociais, professor no Ceunsp e na Pós-Graduação em Jornalismo da PUC-SP

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 10/09/2013)

Um comentário:

Estrelinha disse...

Desde que me entendo por gente, os americanos sempre estiveram em guerra com os povos do oriente médio.
E o Iraque foi um dos belos alvos. será que realmente os interesses dos Estados Unidos é só mesmo o petróleo?