João José de Oliveira
Negrão
Chegou às livrarias, há poucos dias,
um livro-reportagem que resgata um caso recente e escabroso da
história política brasileira: a compra de votos – esta
efetivamente comprovada, com nomes de quem vendeu e de quem comprou –
que resultou na aprovação do projeto de lei que criou a
possibilidade de reeleição do então presidente Fernando Henrique
Cardoso. Palmério Dória, o autor, de O Príncipe da Privataria,
é jornalista da velha guarda, tendo passado por redações da grande
imprensa e da imprensa alternativa. É autor também, entre outros,
dos livros Honoráveis Bandidos: Um Retrato do Brasil na Era
Sarney; A Candidata Que Virou Picolé; e
A Guerrilha do Araguaia.
Entre outros tópicos – como o papel
desempenhado durante a era FHC por Sérgio Motta, o trator,
as sobras de campanha, a falência do Bamerindus
e os esquemas das privatizações – Dória entrevista o ex-deputado
do Acre Narciso Mendes, o
Senhor X, que foi quem
gravou, para o repórter Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, as
conversas que teve com o também ex-deputado pelo PFL do Acre,
Ronivon Santiago, nas quais este relata que recebeu R$ 200 mil para
votar a favor da reeleição de FHC. Ronivon contou ainda, segundo
noticiou a Folha na época, que era de seu conhecimento que outros
colegas também venderam seus votos: João Maia, Zila Bezerra, Osmir
Lima e Chicão Brígido, todos do Acre. O operador, neste caso da
compra, foi o então governador Orleir Cameli.
Leitura
indispensável neste momento em que se discute a corrupção no
Brasil (com os “negociadores” de ontem tentando fazer o papel de
vestais) e a possibilidade do fim do financiamento privado de
campanhas, O Príncipe da Privataria traz
mais uma série de argumentos a comprovar que já passou da hora de
termos o financiamento público exclusivo para as campanhas
eleitorais.
João José de
Oliveira Negrão é jornalista, doutor em Ciências Sociais,
professor no Ceunsp e na Pós-Graduação em Jornalismo da PUC-SP
(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 03/09/2013)
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