segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Apartheid paulistano

Por João José de Oliveira Negrão

Diferentes jornais trataram, na semana que passou, de um assunto que mostra o quanto certos segmentos da elite brasileira vivem alheios à realidade, num processo que talvez a psicologia social seja capaz de explicar: alguns moradores de Higienópolis mostraram-se contrários à instalação de estação de metrô no bairro, para não terem de se “misturar a essa gente”. É apartheid social, mesclado a étnico, em estado puro.

Esta mesma franja social é, ao mesmo tempo, origem e destino do discurso do medo, já verbalizado em 2004 pela atriz Regina Duarte e em 2010 pela jornalista (?) Danuza Leão, contra os avanços sociais do atual governo e contra a possibilidade de setores da esquerda brasileira chegarem ao poder de estado. Na falta de um dos seus, mais “puro”, esse segmento da sociedade opta por Serra, embora este, na juventude, tenha cometido deslizes “esquerdistas” e não venha de berço nobre.

No outro polo, dados de pesquisa do publicitário Renato Meirelles, do Data Popular – citados pelo blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha – mostram que dos jovens de 25 anos da classe A, só 10% estudaram mais que os pais; dos jovens de 25 anos da classe C, 68% estudaram mais que os pais. “É a primeira geração de universitários em massa em nossa História contemporânea”, diz Azenha. E nos próximos 12 meses, 8,7 milhões de brasileiros das classes C e D vão viajar pela primeira vez de avião.

O que explica a reação de “moradores” de Higienópolis é exclusivamente o preconceito, uma vez que não há segmento da economia brasileira que não tenha crescido do governo “dessa gente” – ou “dessa raça”, como se referiu, certa vez, o ex-senador e ex-presidente do PFL (atual DEM), Jorge Konder Bornhausen. Mas a ascensão social de milhões de brasileiros, por outro lado, explica o crescimento da candidatura Dilma Rousseff, que pode levar a eleição presidencial no primeiro turno.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Sociologia Política e professor no Ceunsp

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 16/08/2010)

Nenhum comentário: