quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O curso é de Jornalismo

João José de Oliveira Negrão

Quando foram criados os cursos de Jornalismo – em 1947, através de um convênio entre a Fundação Cásper Líbero e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (PUC-SP), e em 1948, na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro –, a área possuía relativa autonomia, embora próxima aos cursos de Filosofia.

Em 1948 (já com o avanço da Guerra Fria), em Paris, conferência realizada pela Unesco (então dominada pelos interesses dos EUA) resolveu dedicar atenção especial à formação dos jornalistas do terceiro mundo, pois o jornalismo poderia “agravar, se mal inspirado, os desajustamentos entre grupos, classes e partidos” – como pregava o comunismo soviético – “ou atenuá-los até o ponto de extingui-los, se baseado na boa compreensão dos fatos e na lúcida revelação dos mesmos”, relata o professor Eduardo Meditsch.

É esta preocupação que leva à criação do Ciespal (Centro Internacional de Estudos Superiores de Jornalismo), na Universidade Central de Quito, no Equador, em 1960. Com o golpe de 64, a receita da “modernização conservadora” será plenamente posta em prática na universidade brasileira. No ensino de Jornalismo, a tarefa ficou a cargo de Celso Kelly, formado pelo Ciespal, autor do currículo mínimo imposto a todas as escolas do país.

Em 1965, o Ciespal realiza quatro seminários regionais na América Latina, recomendando a transformação dos cursos de Jornalismo em “institutos de comunicação” ou “ciências da informação coletiva”. Pouco depois, os cursos passaram a se chamar de “comunicação social”, adotando a linguagem padronizada pelo Ciespal para todo o continente.

Agora, com a recente aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, a área recupera aquela autonomia inicial. Os cursos deverão ser de “Jornalismo” – não mais considerado uma habilitação da Comunicação Social. As instituições têm dois anos para adaptar seus currículos às novas orientações.


João José de Oliveira Negrão é jornalista, doutor em Ciências Sociais, professor no Ceunsp e na Pós-Graduação em Jornalismo da PUC-SP

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 05/11/2013)

Nenhum comentário: