terça-feira, 10 de maio de 2011

Crise tucana


Por João José de Oliveira Negrão

Vários fatos, nos últimos dias, se somados e vistos não como meras coincidências, dão uma noção – ainda imperfeita – da crise que atravessa o PSDB. Na cidade de São Paulo, o grande berço tucano – basta lembrar a República de Higienópolis (bairro de elite paulistano), que dava o tom no governo FHC –, quase metade dos vereadores do partido resolveu abandoná-lo. Gilberto Natalini, um deles, atacou: “essa facção que comanda o diretório municipal tem destratado os vereadores desde 2008”. A luta entre serristas e alckministas é sangrenta e já espalha vítimas. Ainda no estado, FHC publicou um artigo no qual recomenda ao PSDB esquecer o “povão” e fixar-se na classe média.

Fora de SP, o senador Aécio Neves, que busca firmar-se como a grande liderança de oposição ao PT e ao governo Dilma, deu uma grande mancada: no Rio de Janeiro – cidade onde circula com frequência –, parado por uma blitz,  com sinais de embriaguez, recusou-se a fazer o teste do bafômetro. E há ainda uma história mal explicada de CNH vencida. E antes que me acusem de falso moralismo: o problema não é beber um pouco a mais, mas dirigir sob efeito de álcool.

Por fim, chegamos a Sorocaba. Na semana passada, caiu o secretário de Saúde do município, o médico Milton Palma, que não resistiu à denúncia de que é sócio-proprietário de hospitais psiquiátricos na região, nos quais circulam cerca de R$ 40 milhões de dinheiro público por ano. É o décimo-terceiro secretário da segunda gestão Lippi a ser defenestrado de seu posto. E o PSDB, que ocupa a Prefeitura há décadas (se incluirmos a administração de Paulo Mendes, vereador tucano e atual secretário de Governo), não tem um nome forte e inquestionável para as eleições do ano que vem.

Permeando tudo isso, ainda há o fato de que o PSDB vem sendo acossado pela nova legenda criada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, o PSD, que busca hegemonizar o espaço da centro-direita conservadora no país, reduzindo ainda mais o espaço de manobra dos tucanos.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciências Sociais e professor no Ceunsp

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 25/04/2011)

Nenhum comentário: