terça-feira, 10 de maio de 2011

Redução da pobreza


Por João José de Oliveira Negrão

A pesquisa Desigualdade de Renda na Década, conduzida pelo economista Marcelo Néri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou: nos últimos dez anos, os 50% mais pobres tiveram crescimento de 69% em sua renda. No mesmo período, a renda dos 10% mais ricos cresceu 10%, o que significa acentuada diminuição na histórica concentração de riquezas no Brasil. A pobreza diminuiu em 50,6% durante o governo do presidente Lula, de junho de 2003 a dezembro de 2010. De 1994 a 2002 , no período FHC, a pobreza caiu 31,9%.  Ainda há muito a fazer. O próprio governo Dilma, ao lançar o programa Brasil sem Miséria, constatou que há cerca de 16 milhões de miseráveis no país, vivendo com menos de R$ 70 mensais, mas o rumo apontado é correto.

Outra pesquisa, realizada pelo Ipso Public Affairs para o grupo Cetelem BGN, confirma a tendência e mostra que a classe socioeconômica C é a maior do país, com 53% dos brasileiros. As classes D e E representam 25% da população, enquanto a A/B chega a 21%. Significativo também foi comunicado do Ipea sobre o mercado de trabalho: em 2001, os empregos com carteira assinada eram 28,5 milhões. Em 2009, chegaram a 41 milhões. Enquanto isso, o emprego informal variou pouco, saindo de 43,7 milhões em 2001 e chegando a 47,7 milhões em 2009.

A ação do Estado – especialmente a partir do governo Lula, uma vez que no período FHC a redução da pobreza foi resultado quase exclusivo da (importante) estabilização monetária – foi decisiva nesta mudança rápida dos padrões de renda. Foram programas sociais como o Bolsa Família (entre outros), aliados a uma política voltada ao crescimento do emprego, ao lado da valorização real do salário mínimo, que permitiram esta inflexão histórica. A experiência prática de uma nação como o Brasil mostra o quanto são equivocadas as teses neoliberais, que continuam a insistir no estado mínimo e no mercado autorregulador. Não devemos permitir que elas voltem a orientar nossas políticas econômicas.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciências Sociais e professor no Ceunsp

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 09/05/2011)

Nenhum comentário: