segunda-feira, 23 de maio de 2011

Kassab, Serra e o PSD


Por João José de Oliveira Negrão

O PSD, partido que, segundo a definição de seu criador, o prefeito Gilberto Kassab, “não é de direita, nem de esquerda e nem de centro”, pode chegar a ser a terceira maior bancada da Câmara Federal. Os dados foram apresentados pela coluna Poder Online, do portal IG, assinada pelos jornalistas Jorge Félix e Tales Faria. A nova legenda já contaria com 42 deputados federais, o que a coloca como a quarta força da casa legislativa.

Mas o PSD pode crescer ainda mais. A previsão apresentada pelos jornalistas é de que o DEM, hoje com 43 parlamentares federais, caia para menos de 30, podendo chegar aos 25. E mesmo os tucanos, que atualmente ocupam o terceiro lugar, com 53 deputados, devem perder alguns, podendo cair para 45 a 50, situação em que poderia ser ultrapassado pela nova legenda. As duas maiores bancadas são a do PT, com 88 integrantes, e a do PMDB, com 79.

Muitos analistas veem por trás da iniciativa de Kassab – um político mais afeito aos bastidores até pouco tempo, sem grande liderança – a ação do ex-governador José Serra. Para eles, sob o risco real de perder espaço dentro do ninho tucano, por uma ação combinada entre o senador mineiro Aécio Neves e o governador Geraldo Alckmin, Serra teria incentivado o prefeito paulistano. O ex-governador, até hoje, não digeriu a derrota para a presidenta Dilma Rousseff e, ressentido, insiste em continuar no páreo para 2014, mesmo que chegue às próximas eleições presidenciais com mais de 72 anos. Ele deixou isto claro já no discurso que pronunciou no dia do segundo turno das eleições passadas, quando anunciada a vitória petista.

Porém, política não é matemática. Ao ganhar tanta musculatura, nada garante que Kassab não resolva, ele próprio, ocupar o espaço vazio da liderança das forças conservadoras no Brasil. Neste caso, mais uma vez, Serra terá contribuído para que a criatura engula o criador.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciência Sociais e professor no Ceunsp

(Publicado no Bom Dia Sorocaba de 23/05/2011)

Nenhum comentário: