terça-feira, 10 de maio de 2011

PSD: gelatina sem fermento

Por João José de Oliveira Negrão

O Partido Social Democrático (PSD), mais um partido do vai quem quer, sem qualquer identidade ideológica e programática, já conta com 31 deputados federais e cinco vice-governadores. Mal nasce e já é a oitava bancada da Câmara Federal, passando à frente do PDT, PTB e PCdoB. Grande parte dos integrantes da nova(?) sigla veio do DEM, esvaziado pela ação do prefeito de São Paulo. Mas confirmando a geleia geral, também recebeu parlamentares do PP de Maluf; PPS de Roberto Freire; PMN e até um “comunista” do PCdoB, o deputado Edson Pimenta, da Bahia. Também conta com a senadora Kátia Abreu, ex- DEM, de Tocantins, líder dos ruralistas e latifundiários.

Instado a definir politicamente o novo(?) partido, Kassab afirmou que ele não é de direita, nem de esquerda, nem de centro. Não é de oposição nem de situação. Ou seja, é o pior tipo de pragmatismo em estado puro. É muito provável que mais gente adira ao PSD nos próximos dias. Lideranças tradicionais locais, que se sintam “com pouco espaço” nas legendas que atualmente as abrigam, irão para o novo(?) partido.

O PSD é uma forma de burlar a fidelidade partidária, já que não vingou a tal “janela” que permitiria a troca de partidos neste ano pré-eleitoral. Como ele é um partido novo(?), mesmo quem hoje tem mandato pode mudar sem correr o risco de perdê-lo.

Esta movimentação toda só reforça a necessidade de uma reforma política que fortaleça os partidos, os atores coletivos da democracia contemporânea. Enquanto eles continuarem – em sua maioria – se comportando, sendo vistos e tratados como “legendas”, abrigos temporários, nossa democracia estará incompleta. Neste sentido, o voto em lista partidária pré-ordenada é a melhor opção, enquanto o “distritão” será a eternização do personalismo individualista.

João José de Oliveira Negrão é jornalista,
doutor em Ciências Sociais e professor no Ceunsp

(Publicado no Bom Dia Sorocaba)

Nenhum comentário: