quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PEC dos Jornalistas está na CCJ; Rands é relator

Por Dante Accioly

O deputado Maurício Rands (PT-PE) é o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC 386/09), que restabelece a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

A matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que analisa a admissibilidade do texto. Se for aprovada na CCJ, a proposta segue para análise de uma comissão especial e, depois, para o plenário.

Rands participou nesta quarta-feira de um encontro com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da PEC, e representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A categoria criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho passado, aboliu a obrigatoriedade do diploma. "A discussão sobre a liberdade de informação e o exercício profissional é importante demais para ficar a cargo do Judiciário. O legislador é quem deve definir o melhor modelo legal para decidir a questão", afirmou Rands.

O deputado Paulo Pimenta pediu uma audiência pública com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. O magistrado foi relator do recurso extraordinário que aboliu a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Nenhum comentário: